fogos de artificio!



quarta-feira, 15 de junho de 2011


Lugares mágicos

Crédito: Cris Eich & Jean-Claude
A floresta de Sherwood, na Inglaterra, é real. Robin Hood
é só imaginação.
Há lugares que existem de verdade e que aparecem em contos de fadas ou histórias famosas.

A King's Cross Station, em Londres, por exemplo, é um dos locais citados nas aventuras da série Harry Potter. Nessa estação de trem, o bruxo embarca no Expresso para Hogwarts, na misteriosa plataforma 9 ½. Leia, a seguir, sobre três desses lugares "mágicos". Depois clique noClube RECREIO e entre no Blog para contar sobre algum local que você conhece e que poderia servir de cenário para uma história fantástica.
ARCO E FLECHA CONTRA OS RICOSRobin Hood nunca existiu. Ele é o herói de uma lenda que surgiu na Inglaterra medieval e que conta as aventuras de um arqueiro que roubava dos ricos para dar aos pobres com a ajuda de outros parceiros como o grandalhão João Pequeno, Will Scarlet e o frei Tuck. O esconderijo do bando, entretanto, é um lugar bem real, a floresta de Sherwood, que fica entre as cidades de Nottingham e Worksop. Alguns estudiosos acreditam que a lenda tenha sido inspirada na vida do Conde de Huttington, que viveu na Inglaterra no século 12. Nessa época, as terras pertenciam aos senhores feudais, que viviam na maior riqueza e maltratavam os camponeses. Nada melhor do que inventar uma boa lenda para mostrar a maldade desses patrões gananciosos.

A CASA DO CORCUNDAcatedral de Notre-Dame é um dos pontos turísticos mais visitados de Paris, na França. Ela começou a ser construída em 1163 e levou 170 anos para ser terminada. Ficou famosa no mundo todo por causa de um romance chamado O Corcunda de Notre-Dame, escrito pelo francês Victor Hugo em 1831. Tão conhecido quanto ela é o personagem Quasímodo, o corcunda que dá título ao livro e que já virou filme e desenho animado. Na história, ele é um sineiro solitário que mora na catedral e se apaixona por uma linda moça, Esmeralda. Apesar de ser um personagem inventado, nenhum turista consegue entrar na Notre-Dame sem se lembrar dele e muitos sobem a longa escadaria que leva às torres da igreja só para ver de perto o lugar onde Quasímodo "vivia".

O SÍTIO DO VISCONDE
Se você pensa que o Sítio do Picapau Amarelo só existia na imaginação do escritor Monteiro Lobato, saiba que não era bem assim. Até os 12 anos, Lobato viveu na chácara de seu avô, o Visconde de Tremembé, em Taubaté, e muitas das aventuras de Narizinho e Pedrinho foram inspiradas em lembranças da infância do autor. Aliás, Emília era uma de suas babás e, mais tarde, ele batizou sua famosa boneca de pano com esse nome. Hoje o lugar está aberto para os visitantes e se chama , mas todo mundo só conhece como o Sítio do Picapau Amarelo.

Veja também:
  • Endereços mágicos de filmes e livros

  • Harry Potter

  • A ordem da Fênix - o filme

  • Monteiro Lobato

  • Blog do Clube RECREIO - Lugares Mágicos


  • Nenhum comentário:

    Postar um comentário