fogos de artificio!



quarta-feira, 15 de junho de 2011


Do diário secreto para o mundo                          

RECREIO conversou com o autor da série Diário de Um Banana e descobriu que ele tem tudo a ver com as histórias dos seus livros
Ele não era um banana. Mas também não era super descolado. E mesmo assim, ficou muito popular. O 'normalzinho' Jeff Kinney, de 40 anos, é autor de uma das séries de livros mais vendidas no mundo - o Diário de um Banana.
A inspiração para escrever os livros vem de sua própria história. Ele também enfeitava seus diários com desenhos. Depois, criou uma tirinha para o jornal da faculdade em que estudava, só que a história não fez muito sucesso (não parece a história do Greg?).
Mesmo assim, Jeff resolveu que sua vocação era ser escritor e desenhista de quadrinhos. Por isso, escreveu as maluquices do banana e, depois de nove anos aperfeiçoando o livro, ele lançou a história e se tornou muito famoso!
Nessa entrevista exclusiva àRECREIO, ele conta mais sobre como foi sua vida na época em que ele tinha a idade do Greg - e ainda dá uma dica genial para se livrar dos professores chatos. Dá uma olhada:
RECREIO: Você escrevia diários quando era criança?
Jeff:
 Eu não escrevia, mas queria ter feito isso. Eu comecei a escrever diários quando tinha uns 25 anos. Decidi fazer isso porque só assim eu conseguia parar de jogar videogame e desenhava mais quadrinhos. Meus diários eram cheios de texto e de desenhos. Quando eu os folheei, tive a ideia para escrever o Diário de um Banana.
RECREIO: Você se sentia um banana quando era mais novo?
Jeff:
 Eu era um garoto normal, mas com alguns momentos de banana. Eu não era o melhor atleta, mas também não era o pior.
RECREIO: O que você mais detestava na escola?
Jeff:
 Eu não gostava de estar na 5ª série. Era muito assustador... Havia muitas crianças que eu não conhecia e poucos professores por perto.

RECREIO: No primeiro livro da série, Rowley comeu o queijo nojento para salvar a vida de Greg. Você já salvou a vida de alguém?
Jeff:
 Não, eu nunca fiz algo realmente heróico quando era criança!

RECREIO: Que personagem do livro se parece mais com você?
Jeff:
 Eu sou um pouco parecido com o Greg, mas só nas piores características. As imperfeições de Greg são uma ampliação de mim mesmo.
RECREIO: Qual personagem é o seu preferido?
Jeff:
 Eu gosto mais do Rowley. Ao contrário do Greg, ele é uma criança inocente e não tem pressa de crescer logo.
RECREIO: Greg se parece com alguém que você conhece na vida real?
Jeff:
 Não, ele é único!
RECREIO: Aqui no Brasil, a galera leva seus livros para as escolas, mas vive levando bronca dos professores, por lerem durante as aulas. Que dica você dá para todo mundo ler escondido e com segurança?
Jeff:
 Escondam os livros dentro de capas e escrevam algumas tabuadas do lado de fora, para disfarçar.

RECREIO: Você está escrevendo algum livro? Qual é o título dele?
Jeff:
 Estou escrevendo outro livro sobre o Banana agora, mas eu não posso dizer o título!


OS LIVROS
Diário de um Banana
No primeiro livro da série, Greg Heffley tem um objetivo: ser popular na escola. Quando percebe que seu amigo Rowley é mais popular que ele, Greg apronta tanto que até sua amizade será posta à prova!

Diário de um Banana - Rodrick é o CaraDepois de voltar das férias, Greg tenta manter um segredo, mas o mala do seu irmão mais velho, o Rodrick, vai fazer de tudo para espalhar a fofoca.

Diário de um Banana - A Gota D'águaDessa vez, o pai de Greg resolve fazer com que o filho pratique esportes de macho, mas o menino tentará escapar dessas obrigações.

Diário de um Banana - Dias de CãoGreg está de férias e só quer saber de jogar videogame - só que sua mãe quer passear ao ar livre. Será que ele vai sobreviver aos programas familiares?

Diário de um Banana - The Ugly TruthAinda sem título em português, o último livro da série será lançado no Brasil em outubro. Desta vez, Greg terá uma crise de identidade: ele sempre quis crescer, e agora está grande mesmo. Enfrenta o nervosismo das festinhas e sempre muita falta de Rowley.

Diário de um Banana - Faça você mesmoQuem é fã da série também pode escrever seu diár... quer dizer, suas memórias. Esse livro vem com atividades e páginas para serem rabiscadas.


O FILMECom atores de verdade, a história é super fiel ao primeiro livro. Tem até a cena em que Rowley come o queijo nojento da quadra de basquete, argh! É claro que o queijo era de mentirinha, mas que foi nojento, foi!


VOCÊ SABIA QUE...- Os desenhos dos livros foram feitos por Jeff Kinney também? Tudo bem que até o seu irmão mais novo faria igual, mas Jeff tomou conta de tudo.
- Jeff Kinney não é só escritor? Ele também desenha personagens e cenários para um site de jogos, o poptropica.com.
- Cada um dos livros tem exatamente 224 páginas?
- Antes de ser publicado em papel, o livro foi lançado na internet? Foi no site funbrain.com. O livro (em inglês) continua lá. Acesse o site da RECREIO e clique em um link direto para o livro! Recreio.com.br
- A série já foi publicada em mais de 30 países? Nos EUA, já foram vendidos 37 milhões de livros. No Brasil, o Banana está sempre nos primeiros das listas de mais vendidos desde 2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário